areaRestrita

Seja a mudança que quer ver no mundo. (Dalai Lama)

Quanto mais silencioso você se tornar, mais poderá ouvir. (Baba Ram Dass)

O poder não corrompe as pessoas; as pessoas corrompem outras pessoas." (William Gaddis)

Somos responsáveis não só pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer. (Moliére)

Não são os grandes planos que dão certo. São os pequenos detalhes”. (Stephen Kanitz)

Tolo é aquele que naufragou seus navios duas vezes e continua culpando o mar. (Publilus Syrus)

Simplesmente não quero ficar prejudicada pelas minhas próprias limitações. (Bárbara Streisand)

Quando observamos a natureza, o que vemos é o universo exposto a nosso próprio método de análise. (Werner Heisenberg)

Aquilo que pedimos aos céus na maioria das vezes encontra-se nas nossas mãos. (William Shakespeare)

Você não pode ensinar algo a um homem. Você pode somente ajudá-lo a descobrir sozinho. (Galileu)

CONSULTORIA DE PROCESSOS

 

Na cultura Ocidental, onde se enfatiza a autoconfiança e valoriza as pessoas que resolvam os próprios problemas, fez com que tornar-se uma sociedade competitiva e individualista. Onde caso uma pessoa procure ajuda e se faça temporariamente dependente de outra, há de fato uma confissão de fraqueza ou fracasso.

 

Por experiência, você sabe quesugestões e conselhos freqüentemente não são úteis, resultando em resistência ou defensividade por parte da pessoa que procura ajuda.

 

  • Existem 3 tipos de consultorias:

 

► Consultoria do “Especialista”: Onde o consultor fala o que se tem que fazer e mudar pela experiência que ele tem. Qual o melhor caminho a ser seguindo.

 

Consultoria “Médico-Paciente”: Onde o consultor analisa faz um diagnóstico e depois passa uma receita do que tem que ser feito, mudado, etc..

 

► Consultoria de Processos: O Consultor cria uma relação com o cliente que permita a ele perceber, entender e agir sobre acontecimentos progressivos que correm no seu ambiente interno e externo de modo que o próprio cliente é estimulado a gerar idéias para criar o seu próprio antídoto no qual vai melhorar a situação tal como definida por ele próprio.

 

 

A responsabilidade do consultor de processos é construir um relacionamento que restabeleça o senso de autoestima do cliente, que nivele o status entre o cliente e quem o ajuda e que reduza o sentimento de dependência ou contra dependência que o cliente possa inicialmente possuir.

 

É por esse ponto de vista que a Consultoria de Processos vem ganhando muito espaço em todo o mundo a passos largos, pois produz resultados relevantes e consistentes ao sistema. O cliente assume a iniciativa tanto pelo diagnostico quanto pela solução, pois os problemas identificados, são de fatos dele e apenas ele vai saber o que vale na cultura em que vivem.

 

Nesse modelo está implícito o pressuposto de que todos os problemas organizacionais são fundamentalmente problemas envolvendo interações e processos humanos. Considerando que organizações são redes de pessoas comprometidas com o alcance de alguns objetivos comuns, há vários tipos de processos ocorrendo entre elas.

 

O como, ou processo, geralmente comunica mais claramente o que nós realmente queremos dizer do que aquilo que nós dizemos.

 

Freqüentemente desenhamos ou participamos de processos que comprometem aquilo que queremos realizar. Tomar consciência de processos interpessoais, grupais, organizacionais e comunitários é, portanto, essencial para qualquer esforço em melhorar o funcionamento de relações humanas, grupos e organizações.

 

No sentido mais amplo, processo se refere a como as coisas são feitas em vez do que é feito. Pois o que está gerando o problema são os processos sociais e psicológicos que estão envolvidos quando uma pessoa tenta ajudar outra pessoa

 

 

“quando se atravessa a rua, isso é o que se faz/ o processo é como se atravessa a rua – andando, correndo, costurando os carros ou pedindo a ajuda de alguém, porque se está zonzo”

Veja Também